domingo, 3 de março de 2013

Dez cidades têm eleições neste domingo



Dez municípios brasileiros terão eleição hoje, 3, após os candidatos eleitos em outubro terem seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral. O calendário prevê novos pleitos em outras quinze localidades. E em ao menos nove cidades do Estado de São Paulo, ainda não há previsão de quando isso irá ocorrer.

Guarapari(ES) foi o primeiro município a ter eleição suplementar em 2013, realizada no dia 3 de fevereiro.
A lista das cidades que escolherão seus mandatários hoje inclui Erechim(RS), Eugênio de Castro(RS), Novo Hamburgo(RS), Sidrolândia(MS), Bonito(MS), Camamu(BA), Balneário Rincão(SC), Campo Erê(SC), Criciúma(SC) e Tangará(SC).

Quem dita o ritmo da agenda dos tribunais regionais eleitorais, responsáveis pela marcação das novas eleições, é a velocidade com que processos vão sendo encerrados. À medida que recursos vão sendo interpostos por qualquer uma das partes envolvidas, a indefinição sobre quando será possível desencaixotar novamente as urnas continua. Enquanto esses processos não transitam em julgado no TSE não há como estabelecer data para novos pleitos.
Essa é a situação de pelo menos nove municípios paulistas (Cananeia, General Salgado, Osvaldo Cruz, Capivari, Itaí, Martinópolis, Álvares Machado, Sabino e Birigui), que comandados pelo presidente da Câmara estão com o futuro político e administrativo em aberto, de acordo com lista fornecida pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
Birigui (510 km de São Paulo), entrou para o grupo nesta semana. Na última quarta-feira, 27, o prefeito Pedro Bernabé (PDT) e seu vice, Carlito Vendrame (PSD), tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral, após denúncias formuladas pelo candidato derrotado, deputado Roque Barbiere (PTB), que ficou em segundo lugar.

Em lados opostos, 15 municípios também já tiveram confirmadas suas eleições pelo TSE, marcadas para o dia 7 de março. Caiçara do Rio do Vento(RN), Serra do Mel(RN), Fernão(SP), Coronel Macedo(SP), Eldorado(SP), Sobradinho(RS), Tucunduva(RS), Vacaria (RS), Muquém do São Francisco(BA), Joaquim Távora(PR), Diamantina(MG), Cachoeira Dourada(MG), São João do Paraíso(MG), Biquinhas(MG), Pedra Branca do Amapari(AP)

Na opinião do advogado Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa, especialista em Direito Eleitoral, o eleitor tem responsabilidade direta nesse quadro, já que independente do passado do candidato ou de suas propostas, o voto visa o bem estar individual, sem preocupação com o coletivo.
"Entendo também ser insignificante o percentual do eleitorado que conduz seu voto após uma prévia análise da vida pregressa dos seus candidatos - proporcional ou majoritário", disse ele. "Além disso, a maioria dos rincões de nosso país nem sequer tem aceso a tal informação, tendo somente acesso a pseudo benesses desses candidatos", completou o advogado.

Com relação à demora da Justiça Eleitoral em analisar os casos pendentes, Marcelo Souza disse os tribunais regionais eleitorais e o próprio TSE tornaram-se uma garganta, tendo que julgar milhares de recursos, o que acaba contribuindo para esta indefinição, postergando as decisões para meses após o pleito inicial.
Para que o voto fosse mais "qualificado", Marcelo Souza sugere que os partidos políticos, que são obrigados a manter uma fundação para doutrinação e pesquisa política, deveriam implementar cursos de cidadania e formação política.
"Assim o eleitorado, em curto e médio prazo, passaria a ter outra visão sobre essa séria questão que são as eleições, com a escolha aprofundada de seus candidatos".


fonte: uol.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Os candidatos são pessoas da cidade e portanto conhecidas da população e assim mesmo o povinho elege o fulano ficha suja. Será burrice ou votaram por 'favores'? Espera-se que tenham aprendido e na nova eleição votem menos mau. Por isso os maus politicos sobrevivem por décadas. E também é triste saber que o candidato era ficha suja, e foram candidatos assim mesmo, jogando dinheiro no ralo, e fazendo o eleitor de bobo, isso é vergonhoso, corrupção também.

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE ESTE ÚLTIMO B.O.
PRA NÃO FUGIR A REGRA, MAS UMA SERIE DE NOMEAÇÕES DE INCOMPETENTES E DESPREPARADOS, PRONTOS PARA SUGAR NOSSO DINHEIRO PÚBLICO. DOIS EXEMPLOS:

1)PAULO RODRIGO RUIZ CORREA, para o Cargo em Comissão de Coordenador de Obras de Edificações de Saúde, da Gerência de Fiscalização de Edificações, Símbolo CC-4
JEFFERSON DECCACHE
Secretáriode Obras
PRA QUEM NÃO SABE É FILHO DO DIOGO RUIZ, E ASSIM COMO O PAI, NÃO ESTUDOU E VIVE A SUGAR O DINHEIRO PÚBLICO. AFINAL, O QUE ELE ENTENDE DE OBRAS?
2)JENAÍNA FERREIRA BERTÚCIO, Matrícula 17027, para
o Cargo em Comissão de Assessor de Controle Interno, Símbolo CC-3,
PAULO RABHA DE MATTOS
Procurador-Geral do MunicípiO
ESSE É OUTRO EXEMPLO EMBLEMÁTICO, ESSA MENINA FOI TESTA DE FERRO DAS FALCATRUAS DO GOVERNO PASSADO NA FUSAR, MAS TAMBÉM NESSE GOVERNO JÁ CONSEGUIU SEU GORDO CC

FORA LADRÕES! CHEGA DESSA BANDALHA!

Anônimo disse...

Olha que interessante, o mensalão angrense: No BO 148, de 18/01/2013, tem a seguinte publicação:
PORTARIA No 304/2013
A PREFEITA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, ESTADO DO RIO
DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
NOMEAR HEMELLY COSTA PEREIRA DAS DORES, para o Cargo em
Comissão de Gerente de Intervenções, da Subsecretaria de Infra-Estrutura e Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Símbolo CC-3, com efeitos a contar de 01 de janeiro de 2013.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, 09 DE JANEIRO DE 2013.
MARIA DA CONCEIÇÃO CALDAS RABHA
Prefeita
JEFFERSON DECCACHE
Secretário Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos

Esta menina, sim, porque deve ter no máximo 19 anos e talvez tenha terminado o segundo grau agora, pois até o ano passado era estagiária, é filha do nobre vereador CLAUDINHO.
Essa é a responsabilidade que a prefeita tem na gestão da Secretaria de Obras.
TUCA, Eu era feliz e não sabia.

Anônimo disse...

Nossa cidade fede a cocô e a urina, ruas esburacadas, o transito é um caos, poucos se tornando ricos, muitos miseráveis que com 900 milhões que arrecada a PMAR não faz nada, andam de carro importado, com salario de secretário de 10 mil.
Funcionários CCs a dar com o pau, servidores concursados sendo arrochado por CCs canalhas e com um salário de merda todo ano de 2 a 5%. Entre dentro do Belém e veja com seus próprios olhos a miséria , vá até a Gamboa e etc. a Saúde é uma merda, mendigos a cada metro quadrado desta cidade, crianças entregue as drogas nas periferias. Caiam na real...